Marcel van Hattem recebe a Ordem de Rio Branco no Itamaraty

Na manhã desta sexta-feira (3/5), o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS) foi condecorado com a Ordem de Rio Branco, honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores para “estimular a prática e feitos dignos de honrosa menção” ao “distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas”. Indicado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro (Grão-Mestre da Ordem de Rio Branco), o líder do Partido NOVO na Câmara dos Deputados foi o único congressista do Rio Grande do Sul a ser prestigiado durante a cerimônia de Imposição de Insígnias da Ordem de Rio Branco, realizada conjuntamente à comemoração do Dia do Diplomata, no Palácio Itamaraty. Das mãos do chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o deputado Marcel recebeu a insígnia da Ordem no grau de Grande Oficial.

“Esta é a maior honraria concedida pela diplomacia brasileira e é um grande orgulho ter tido a chance de ser indicado para recebê-la pelo presidente Bolsonaro. Obrigado a todos que confiam em mim, e podem continuar confiando, porque pretendo seguir fazendo um trabalho bem feito aqui no Brasil e também perante aos demais países do mundo”, comemorou o deputado Marcel.

Instituída em 5 de fevereiro de 1963, a Ordem leva o nome do patrono da diplomacia brasileira, Barão do Rio Branco. A insígnia da Ordem é uma cruz de quatro braços e oito pontas esmaltadas de branco, tendo no centro a esfera armilar, em prata dourada, inscrita, num círculo de esmalte azul, a legenda “Ubique Patriae Memor”, do mesmo metal. No reverso dourado, as datas 1845-1912.” A expressão em latim “Ubique Patriae Memor” foi extraída do ex-libris do Barão do Rio Branco e se traduz como “Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança”. Os anos que aparecem no reverso da insígnia são os de nascimento e morte do Barão.

Presente ao evento, o presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente, Hamilton Mourão e outros agraciados com a Ordem posaram para fotos com o deputado Marcel.

Marcel van Hattem 

Você pode gostar...