CORONAVÍRUS: O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DOS JOVENS – POR JESSICA SEFERIN

Sabemos que o foco do momento é cuidar da nossa saúde física, como: dormir bem, se alimentar de forma saudável, fazer exercícios físicos e etc mas não podemos ignorar os nossos sentimentos, a saúde mental é fundamental para lidar com esta crise. Uma pesquisa do instituto YoungMinds, organização não-governamental pela saúde mental dos jovens, mostrou que a pandemia está tendo um efeito profundo em jovens com questões ligadas a saúde mental. Embora eles entendam a necessidade das medidas de isolamento social, diz a pesquisa, isso não diminuiu o impacto em sua saúde.

TENHA UMA ROTINA

Eu sei que todos os dias parecem Domingo e a tendência é que a gente acabe procrastinando os compromissos, mas precisamos criar uma rotina, pois uma vida sedentária e desorganizada, pode nos levar a pensamentos ruins. Acorde cedo, medite, organize a sua casa, cozinhe, programe tarefas.

ESTUDAR OU TRABALHAR EM CASA

Minha primeira dica é: não fique de pijama, se arrume como se estivesse indo para a faculdade ou trabalho e escolha um ambiente da sua casa que seja silencioso e longe da sua cama, assim você conseguirá se manter focado nas tarefas. 

FAÇA O QUE VOCÊ GOSTA

Muitos jovens se sentem pressionados a usarem o tempo livre para fazerem algo útil, como ler um livro, assistir algum documentário, fazer algum curso on-line (se você quer fazer, ótimo), mas se você não quer, não se obrigue a isso, faça o que você gosta para manter a sua mente relaxada, pode ser assistir um filme ou série, jogar vídeo game ou até fazer um Spa em Casa, é o seu momento, aproveite.

NÃO SE ISOLE

Estar em isolamento social não significa que você precise se afastar de todas as pessoas que você gosta, felizmente a internet nos proporciona inúmeras possibilidades, se mantenha em contato com a sua família e amigos, ligue para eles, faça chamada de vídeo, desabafe com eles, você não está sozinho.

ANSIEDADE

Muitas pessoas acham que ansiedade é só um “medo bobo” mas quem tem sabe que é um sentimento terrível capaz de acabar com o nosso dia e as crises de ansiedade são tão fortes que acabam desencadeando sintomas físicos, alguns muito parecidos com o CoronaVírus como falta de ar e dor/aperto na garganta. Se você tem crises de ansiedade, procure se acalmar, respire devagar, assista algum vídeo que faça você se sentir bem ou ouça uma música alegre. Se desconecte um pouco das redes sociais e desligue a televisão por um tempo, infelizmente existem muitas notícias negativas e fake news que podem só piorar a situação. Pense que logo tudo ficará bem novamente, aguente firme. 

DEPRESSÃO

A doença do século é a Depressão, infelizmente atinge milhões de pessoas e os jovens são as maiores vítimas. A busca pela vida perfeita, incentivada pela ostentação das redes sociais acaba causando um vazio existencial muito grande e sabemos que quando se é jovem, a vida parece não fazer muito sentido e qualquer experiência negativa que tenha com a família, amigos ou até relacionamentos amorosos são muito mais intensas e difíceis de lidar. Se você sofre com isso, procure manter a sua mente ocupada com coisas positivas ou produtivas, estude, organize o seu roupeiro, procure curtir um pouco mais a sua família e assim como na ansiedade, evite assistir muita televisão e se desconecte um pouco das redes sociais, além de evitar músicas tristes e filmes violentos. 

PEÇA AJUDA

Se você não está conseguindo lidar com tudo isso, não tenha vergonha, PEÇA AJUDA, você não está sozinho. Tem um site muito bacana de psicólogos on-line que se chama VITTUDE e no INSTAGRAM quando você procura pelas hashtags #Ansiedade e #Depressão a rede social te redireciona para um link onde você pode pedir ajuda e ter todo o suporte necessário online. 

MENSAGENS INTERESSANTES

VÍDEOS INTERESSANTES

.

.

.

.

.

.

YOUNGMINDS

JESSICA SEFERIN
FACEBOOK / INSTAGRAM / TWITTER: @jessicaseferin
JESSICASEFERIN.COM.BR

 

Você pode gostar...