A viagem da ministra ao continente asiático terá 16 dias, começando na segunda-feira (6)
A viagem da ministra ao continente asiático terá 16 dias, começando na segunda-feira (6). A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, vai liderar uma comitiva de 98 pessoas em viagem a quatro países do oriente: Japão, China, Vietnã e Indonésia.
As visitas aos países asiáticos ocorrem em momento de riscos e oportunidades comerciais. O Brasil acompanha com atenção os desdobramentos de acordo comercial entre os Estados Unidos e a China, que pode aquecer a economia global e a demanda por alimentos.
Segundo dados do Ministério da Economia (Comex Vis), o Brasil mantém com os quatro parceiros comerciais uma pauta de exportação concentrada em produtos básicos:
Soja triturada (China e Vietnã);
Trigo em grãos (Indonésia);
Carne de frango (Japão);
Algodão (Indonésia e Vietnã);
Café (Japão);
Farelo e resíduos de óleo de soja (Indonésia).
Segundo o Metrópoles, Tereza Cristina tem como expectativa de viagem conversar com autoridades sanitárias da China sobre a habilitação de novos frigoríficos e fabricantes para exportação de carne suína, bovina, asinina (de burro) e de aves.
Ainda de acordo com o ministério, o Brasil tem 79 plantas de fornecedores com perspectiva de serem habilitadas para exportar para a China. Outra possibilidade da viagem é estimular empresários da China e do Japão quanto à possibilidade de investimento em obras de infraestrutura e logística para escoamento da produção agropecuária no Brasil.
“Somos competitivos da porteira para dentro”, disse Tereza Cristina, que não vai levar nenhum projeto específico aos países orientais.
Renova Mídia